Defeitos

E mudando um pouco o padrão, venho escrever em primeira pessoa, especialmente porque essas palavras são de tal importância para melhorar algumas coisas da minha vida e tão difíceis de se dizer em voz alta que seria desonesto e covarde colocá-las em bocas alheias.

Alguém me disse que o grande problema não é domar seus defeitos e sim descobrir onde eles se encontram, e foi daí que comecei a tentar descobrir a origem dos meus maiores defeitos e o resultado, como já se é de imaginar foi desastroso. Mas de fato consegui reunir alguns defeitos que definitivamente preciso melhorar e depois de muito pensar, acabei achando a origem de um deles, que talvez seja o mais problemático no momento, inclusive.
Nessa tal reflexão acabei constatando que sou nervosa e impulsiva demais, acabo descontando coisas nas pessoas erradas e as machucando com isso, descobri que sou absurdamente "mandona" e que às vezes acabo encarnando o papel de superior sem nem perceber, descobri muitas outras coisas, mas a principal, o tal do problema central é que eu sou muito fechada, mesmo que não pareça. Eu acabo não compartilhando meus medos e minhas preocupações, e às vezes nem minhas alegrias com os que são próximos, acabo guardando pra mim mesma e remoendo, o que eu acho que em certo ponto acarreta todos os problemas anteriores.
Agora sobre a origem, vai parecer meio estranho e sem sentido, alguns até acharão arrogante, mas alguns poucos que me conhecem vão perceber o quanto é significativo.
Começando do início, eu tenho uma tendência a prestar atenção a detalhes do comportamento das pessoas, e com isso, acabo percebendo com facilidade quando alguma coisa está errada, mas não é sexto sentido nem algo paranormal, é simples e pura observação. Acontece que por isso eu sempre pergunto se está tudo bem e sempre ofereço ajuda, na maioria das vezes, antes mesmo de o outro chegar a me dizer que tem alguma coisa errada, e daí vem o problema: eu acabo esperando isso dos outros.
Fico esperando e esperando que alguém perceba que tem algo de errado, mas obviamente, como ninguém é igual a ninguém, as pessoas não percebem, e não estou dizendo que seja por má vontade ou qualquer fator negativo, elas não percebem simplesmente por não prestarem atenção às mesmas coisas que eu, e de tanto esperar acabo guardando pra mim, porque, mesmo que inconscientemente me fica a impressão de que se ninguém perguntou é porque ninguém se importa, impressão essa que passa rápido, mas que não deveria nem existir.
Bom, isso fica como um "mil desculpas" à todos aqueles próximos o suficiente que acabaram, de um modo ou de outro, mesmo que sem perceber, sendo afetados por isso, e uma promessa de que vou melhorar.
E só para finalizar, apesar de doloroso, eu recomendo a ideia à todos: pensem de onde surgiram os seus defeitos... quem sabe não acaba facilitando as coisas?

9 comentários:

Jwy disse...

Bom, primeiramente eu gostaria de me desculpar por não poder estar sempre presente pra poder (ou não) perceber essas coisas. Eu muitas vezes (não todas) sou um tanto quanto observador também, e acabo percebendo se tem algo de errado com você e não fico te pentelhando pra saber o que é, provavelmente porque fico com medo que você se sinta 'ofendida' de alguma forma. Agora que sei que você quer que percebam, pode deixar que sempre vou falar quando notar algo.
Guardar é uma das piores coisas que a gente pode fazer (e eu falo isso por experiência própria, afinal eu provavelmente sou a pessoa que mais guarda as coisas pra si ever). E uma coisa que funciona na maioria das vezes é escrever, botar pra fora de alguma maneira. E depois de algum tempo, quando estiver mais calma, ler o que estava acontecendo de errado. Isso ajuda a 'amadurecer', seja percebendo que foi algo do tipo 'over reacting', ou achando onde está o principal problema e tentar resolver com a pessoa em questão. Se você perceber que foi só 'over reaction', queime o papel, funciona meio que como uma forma simbólica de mandar o problema embora de uma vez...
E não tenha vergonha de pedir ajuda nunca. Se as pessoas não perceberam, as vezes foi porque você ficou escondendo/guardando pra você. E eu te garanto que, se você pedir ajuda, irão te ajudar com todo prazer. De novo, falo por experiência própria. Não dói nada.

E eu vou fazer uma reflexão dessas qualquer dia. Mas só depois que acabarem as provas. hahaha
Aí te conto os resultados.

Beijo Ni. Amo você. Se cuida, sim? E precisando de qualquer coisa, dá um grito que todos os seus amigos vão correndo te socorrer. :*

Murilo Wadt disse...

Hummm... alguém universalizou meu conselho... hahhaha

Meu anjo, o resultado sempre é desastroso. Se não for é porque você se acha mais do que é (minha opinião, nada científico).
É sempre triste na hora que a gente pensa, mas, no fim, sempre melhoramos. O que seria de nós se não nos criticassemos e buscassemos melhorar?
Adorei saber que você buscou a raiz de um grande problema. MAS, só pra te lembrar, tudo tem, no mínimo, dois lados. Toda característica é boa em alguns momentos e ruim em outros. Cabe a nós saber usar a ferramenta certa na hora certa.

TE AMO!!!
Parabéns. Precisando você sabe que estou aqui. Afinal, sou seu namorado arrogante, individualista e super apaixonado.

Unknown disse...

Uooou que post ><

Primeiro queria dizer que num lembro de uma única vez que você tenha descontado seus problemas em mim diretamente como você diz que faz :]
Mas sim, você está muito certa em lutar contra isso.

E a segunda coisa a dizer é que eu realmente não consigo imaginar que você se sinta assim... porque isso é algo que EU sinto.
Já fiquei festas inteiras segurando tudo que eu sentia, esperando que alguém percebesse que havia algo de errado comigo e me chamassem pra conversar.
Em vez disso as pessoas chegam e me dizem que eu estou com sono... (desculpa estragar sua teoria sobre você SEMPRE perceber o que os outros têm de errado xD)

O sentimento que eu tenho na hora é de que ninguém me conhece de verdade pra saber o que eu realmente sinto e eu sei que não é isso.
Não acho justo julgar meus amigos por não saberem ler meus pensamentos (nessa você não entra ok? xD)

Queria dizer que também devo desculpas por ter sido chato e ficado calado tantas vezes sem explicar o motivo. Apesar de raramente descontar diretamente nas pessoas, eu sei que fico muito muito chato x)

Dizer que você está certíssima em tentar mudar. Principalmente no que diz respeito a descontar em pessoas que não têm culpa.

E dizer que apesar de não ser tão bom quanto você em perceber o que os outros sentem, estarei sempre aqui pra te ouvir quando você precisar.

Beijos e valeu pelo post, me fez muito bem
Amo vc

Unknown disse...

Ahh, desculpa pelo comentário egocêntrico xD

Tata disse...

Nem precisei pensar, eu me vi COMPLETAMENTE nas suas palavras deste post, mana. Realmente somos irmãs. Meu Deus, nunca achei que você fosse tão parecido comigo.

Recentemente eu venho buscando o equilíbrio entre esses defeitos, confesso que ás vezes consigo, as vezes nao. Mas nunca desistirei!

Um beijo, fica bem maninha =*

Unknown disse...

Que tal um post de final de ano?!
Tem muita coisa pra se falar...

Te amo gatinha!

Jwy disse...

Eiii, agora você tá de férias. Não custa post novo, né? :P

Unknown disse...

Concordo com o Joey e com o Vagal!

Murilo disse...

Oi meu anjo...

Tudo bem com você? (huhu perguntei! hahaha)

Você vai viajar e se não postar logo só no dia 4/01.

Beijos! TE AMO