Acabei percebendo que nenhum texto ou post sobre o ano passado foi escrito e acabei decidindo por tentar escrevê-lo. Mesmo sabendo que nada do que eu disser será suficientemente bonito, horrível ou intenso para descrever tudo o que passei. Não custa tentar, acho que preciso disso para deixar todas as coisas ruins dele para trás e para guardar na memória todas as boas. Vamos lá.
2008.

Ano que começou com brigas em família, com picuinhas e com problemas, acabou se desenrolando em dívidas e mais problemas. Ano que ganhou para si milhares de planos e sonhos da minha admirável imaginação, mas que acabou fracassando em todos eles, as viagens não foram feitas, as aulas de canto não foram assistidas, o vestibular não foi como eu gostaria, nem o namoro se livrou desse ano de terríveis decepções. Tornei-me, por diversas, inúmeras eu diria, vezes alguém que mal conseguia reconhecer, alguém que eu detestava e cujas atitudes eram repugnantes, acabei quase perdendo as coisas mais importantes da minha vida atual por isso. Em contraposto ganhei novos amigos, novos excelentes amigos, e fortaleci as antigas amizades. Descobri nesse ano o verdadeiro significado de dois indivíduos se considerarem irmãos, mesmo tendo nascido em famílias diferentes. Tive provas de que as verdadeiras amizades não enfraquecem com as distâncias, com a falta de contato, com o tempo, alguém me provou que essas amizades sempre se fortalecem, com circunstâncias ruins ou boas, tudo serve para aumentá-las e dar-lhes forças. Percebi o quanto sentia falta de conversar com alguém até perder a noção do tempo. Percebi quão bom é ter alguém para conversar sobre o que você quiser, sem medo de ser criticada ou de acabar ganhando conselhos absolutamente sem sentido. Vi que você pode sim, levar anos para construir uma amizade, mas que algumas simplesmente caem de para-quedas na sua vida, e como é bom ser surpreendido por elas. Acabei descobrindo que algumas pessoas eram muito mais parecidas comigo do que eu jamais imaginaria, e que eu poderia contar com elas, mesmo que não exista aquela amizade na qual as vidas são livros totalmente abertos e sem segredos, descobri que se realmente precisasse elas estariam ali, do meu lado, sempre, do mesmo jeito que eu também sempre estarei.
Minha família enfraqueceu e acabou se fortalecendo mais do que nunca. Acabei descobrindo que depois de passar por tempos realmente difíceis juntos, as pessoas tendem a confiar e a se entregar mais umas às outras.
Meu namoro acabou tendo mais baixos do que altos, por culpa de ambos, mas talvez mais por minha culpa. Acabei fazendo coisas que sempre achei estúpidas demais para serem feitas, fui impulsiva demais quando precisava parar e pensar e impulsiva de menos quando tudo o que precisava ser feito era agir. Magoei e fui magoada, deixei meus medos e minhas inseguranças tomarem conta de mim e deixei de confiar absolutamente em alguém que nunca tinha me dado motivos para fazê-lo. Seria até hipócrita da minha parte dizer que não me arrependi, porque me arrependi e muito. Chorei até dormir de cansaço por várias noites e me corroí por dentro, mas sei que ao passar por tudo isso fiquei mais forte e talvez mais madura para encarar certas coisas. E acabei ganhando um segunda chance, nós ganhamos uma segunda chance.
Fui surpreendida por várias vezes e pude sentir aquela coisa inexplicável, que simplesmente tomava conta de mim, e maravilhosa de quando você percebe que alguém se lembrou de você e se deu ao trabalho de te surpreender só para ver sua cara de espanto, seu sorriso bobo e suas lágrimas de gratidão. Redescobri o quanto um abraço de verdade conforta, e que uma tarde sem fazer absolutamente nada, uma tarde em silêncio com um amigo de verdade pode ser simplesmente a melhor tarde.
Descobri que churrascos não necessariamente precisam ter música ruim, e que você faz suas próprias festas, do jeito que desejar. Descobri que um violão e amigos me atrai muito mais do que bebidas e futilidades. Redescobri a importância da música na minha vida. Sinceramente, foi ela que me deu forças em todos os segundos do meu ano.
Em 2008 eu ri, chorei de felicidade e de tristeza e até de desespero, caí milhares de vezes mas em todas elas fui capaz de me reerguer, e sempre que precisava de uma mãozinha alguma daquelas pessoas estavam lá para me ajudar. Cantei, dancei e fiz idiotices (inúmeras). Tomei chuva e percebi que ela realmente me fazia bem, que ela literalmente me lavava a alma. Fui forte e fraca, me iludi e me decepcionei. Surpreendi-me com alguns, e previ outros. Fui inexplicável e previsível, fui intensa e sem graça. Fui amiga, irmã.
2008 foi provavelmente o ano mais intenso de todos os meus quase 19 anos, foi o pior deles sem dúvida, o mais difícil, o mais exaustivo e o mais irritante, mas também foi o mais surpreendente, o mais verdadeiro e sincero.
Mas sem dúvida nenhuma as duas coisas mais importantes nele são as que aprendi e que espero nunca esquecer:
Primeiro, que os amigos são realmente sua segunda família, e que se você tiver uns poucos e bons você não precisa de mais nada para seguir em frente. E modéstia a parte descobri que os meus sãos os melhores de todo o universo (porque o mundo é simplesmente pequeno e vazio demais para ser usado como parâmetro).
E segundo, acabei percebendo que quem cai com mais facilidade não é mais fraco ou menos determinado do que os que demoram a cair, talvez, os que caem com facilidade sejam até mais fortes, porque eles precisam se reerguer com mais freqüência, e com certeza é preciso mais força para levantar do chão do que para se manter em pé.
Por fim e atrasado só queria agradecer aos citados no post (cada um deles sabe que parte lhes foi dedicada) por tudo. Até pelos momentos ruins. Vocês fizeram parte de um dos anos mais inesquecíveis da minha vida, e todos, sem exceção me proporcionaram os bons momentos dele, os que eu quero guardar senão na memória, em palavras para sempre. Muito Obrigada.
3 comentários:
Sem palavras pra descrever o que você escreveu (mais uma vez), Nih.
Capturar a essência de um ano em um post é uma tarefa um tanto quanto complicada.
E vc faz isso com uma sutileza que não dá pra entender...
E como se isso não bastasse, as imagens que você usa (e encontra) pra ilustrar o texto são geniais!
Mas então... Não foi só o seu ano que foi muito intenso, triste, feliz, bobo, tenso, complicado, divertido e tantas coisas mais.
O meu ano também teve muitos altos e baixos, teve muitas coisas que me fizeram pensar mais na minha vida, nas minhas escolhas, nas minhas atitudes.
Foi um ano que me assustou de um jeito que deu vontade de jogar tudo pro alto, mas que me fez entender que as vezes a gente precisa fazer sacrifícios pra poder crescer e 'evoluir'.
Essa nossa 'evolução' é que faz a gente perceber que as coisas simples que vão acontecendo com a gente podem ser as mais importantes, mesmo que na hora não seja essa a impressão que a gente tem. É essa nossa evolução que nos torna fortes. Que nos anima. Que nos ajuda a saber quem, quando, como e onde procurar quando alguma coisa está errada. E é essa nossa evolução que faz com que a gente perceba que não tem que apanhar da vida o tempo todo! Muitas vezes a gente é que vai bater!
Eu espero que os próximos anos sejam melhores do que 2008. Não vou desejar que aconteçam somente coisas boas pra você. A gente tem que correr atrás do que é bom, pq só ficar esperando nos torna fracos.
Desejo que você tenha força, tranquilidade e fé para conseguir transformar todas as situações adversas em bons momentos, já que assim, os bons momentos se tornarão muito mais frequentes, intensos e duradouros.
Eu 'mais que te amo'. Muito obrigado por tudo, ontem, hoje e sempre!
Que lindo! como a minha irmã escreve e aprende as coisas bem =D
2008 não foi fácil pra mim também, e espero ter feito algo de bom pra você :)
Agora 2009 vem com tudo, você passou na Unicamp... tanta coisa nova! Aproveite cada segundo que está por vir, mas com moderação (tudo de mais ou de menos faz mal).
Amo vc =*
Finalmente resolvi comentar aqui.
Na verdade eu não ia comentar, eu estou sob chantagem ;]
Mentira, eu faço questão de comentar esse post, mais do que qualquer outro. Comentaria cada linha se pudesse, mas suspeito que sem fazer isso você já vai perder um bom tempo lendo isso tudo.
Sabe, 2008 foi realmente um ano bastante estranho. Talvez por tantas coisas novas acontecendo ao mesmo tempo: Meus 18 anos, meu primeiro emprego, meu primeiro vestibular.
Em alguns pontos, foi um ano bastante chato.
Vi minha banda chegar ao fim sem saber o que fazer, vi pessoas que eu julgava que estariam sempre ao meu lado simplesmente virarem as costas.
Ao mesmo tempo senti o prazer de ganhar meu próprio dinheiro no fim de cada mês, fortaleci algumas amizades e retomei outras.
Bom, a intenção do meu comentário não é descrever o meu ano, afinal o post é seu.
O que eu queria dizer é que entre tantos acontecimentos uma coisa vai me fazer lembrar pra sempre de 2008 de um jeito especial: Você, Line.
E não é puxação de saco, só porque o Blog é seu.
Esse ano, descobri o quanto uma pessoa pode fazer falta, muito mais falta do que imaginava que faria.
Descobri o que é me preocupar com alguém de verdade, a ponto de atrasar meu sono pensando em um problema que não era meu.
Descobri o quanto gosto de conversar sobre assuntos aleatórios e que posso perder horas fazendo isso.
Descobri que armar surpresas é realmente divertido (até mesmo quando você se esquece de ir pra conferir ¬¬)
Descobri também que tinha alguém com quem contar e em quem confiar.
Mais do que nunca descobri o que significa ter um AMIGO de verdade.
Bom, acho que eu devia copiar esse comentário e colar num depoimento do Orkut x)
Ficaria mais apropriado.
Queria que soubesse o quanto eu fico feliz em conseguir me encontrar em algumas linhas do seu blog.
O quanto eu gosto do seu blog já deve estar bem claro né?
Aliás não se esqueça do nosso trato. Eu fiz minha parte agora você faz sua ;]
heushuehsuehsue
Acho que é "só" isso. Escreveria mais (ainda) se não estivesse trabalhando :D
Pra finalizar queria te dar Parabéns mais uma vez pela UNICAMP, que eu fiquei realmente feliz em ver seu nome entre os aprovados =]
(Minha torcida funciona³ *-*)
E dizer (de novo e de novo) que eu estou aqui pra qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, que pode contar comigo pra tudo que achar necessário.
E que eu Te Amoo demais³³³³ e espero fazer por merecer pra não perder nunca a sua amizade, nem um pouquinho de nada.
♥³³³³³³³³
Postar um comentário